Indicação:
Eliquis (apixabana) comprimidos revestidos é indicado para:
- Prevenção de tromboembolismo venoso (formação de coágulos anormais dentro dos vasos sanguíneos): artroplastia (cirurgia para colocação de prótese) eletiva de quadril ou de joelho.
- Prevenção da formação de coágulos sanguíneos anormais dentro dos vasos sanguíneos das pernas (trombose venosa) e que podem se mover e atingir os pulmões (embolia pulmonar) ou outros órgãos em pacientes adultos que foram submetidos à artroplastia de quadril ou de joelho.
Prevenção de derrame cerebral e embolia sistêmica (formação de coágulos sanguíneos anormais nos vasos do corpo): pacientes portadores de arritmia cardíaca (fibrilação atrial não valvar)
- Redução do risco de derrame cerebral (AVC), formação de coágulos em outros vasos sanguíneos do corpo (embolia sistêmica) e morte em pacientes adultos com arritmia do coração (fibrilação atrial não valvar).
Tratamento de tromboembolismo venoso (formação de coágulos sanguíneos anormais nos vasos sanguíneos)
- Tratamento da trombose venosa profunda (TVP – formação de um coágulo sanguíneo em um vaso profundo) e embolia pulmonar (EP – entupimento de um vaso do pulmão por um coágulo).
- Prevenção da TVP e EP recorrentes.
Contraindicação:
- Eliquis é contraindicado caso você apresente hipersensibilidade (reação alérgica) à apixabana ou a qualquer componente da fórmula. - - Eliquis é contraindicado caso você apresente risco de sangramento clinicamente relevante e doença hepática (do fígado) associada a outros problemas na coagulação do sangue.
Precauções:
Assim como com outros anticoagulantes, se você tomar Eliquis deve ser cuidadosamente monitorado em relação aos sinais de sangramento. Eliquis deve ser usado com precaução em condições de risco aumentado de hemorragia, tais como:
- Distúrbios hemorrágicos adquiridos ou congênitos (indivíduos que nascem com esses distúrbios);
- Úlceras no estômago ou intestinos;
- Endocardite bacteriana (infecção causada por bactérias que atinge partes do coração);
- Doenças relacionadas às plaquetas (diminuição no número ou na sua função);
- História de acidente vascular cerebral hemorrágico (derrame);
- Aumento grave da pressão arterial não controlada e cirurgia cerebral recente, da coluna vertebral ou oftalmológica (nos olhos).
A administração de Eliquis deve ser interrompida se ocorrer hemorragia grave.
Modo de uso:
1) O comprimido deve ser utilizado por via oral, engolido com água, com ou sem alimentos.
O USO DESSE MEDICAMENTO PODE TRAZER RISCOS, CONSULTE UM MÉDICO OU FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.